Você sabia que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) também atua no combate ao desperdício de energia no Brasil? Além de regular e fiscalizar a geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica, a ANEEL lidera diversas ações que promovem o uso mais consciente e eficiente da energia em todo o país.
Uma das principais iniciativas nesse sentido é o Programa de Eficiência Energética (PEE), que incentiva projetos inovadores voltados para a redução do consumo de energia elétrica. A proposta é simples e poderosa: usar a energia de forma mais inteligente, evitando desperdícios e promovendo benefícios tanto para os consumidores, quanto para o setor elétrico.
Criado com base na legislação brasileira (Leis nº 9.991/2000, nº 11.465/2007 e nº 12.212/2010), o PEE determina as distribuidoras de energia elétrica a investirem parte da sua receita operacional líquida em projetos de eficiência energética. Esses projetos são selecionados com base em critérios técnicos e no potencial de impacto, envolvendo desde empresas do setor até instituições educacionais e sociais.
E por falar em educação…
O Programa de Eficiência Energética (PEE) também investe na Educação. Alinhado ao Plano Nacional de Eficiência Energética, o programa aposta na mudança de hábitos desde cedo — incentivando escolas, professores e estudantes a refletirem sobre o consumo consciente de energia. Sendo assim, formando uma geração mais crítica, engajada e preparada para usar os recursos de forma sustentável.
Sobre a ONEE: A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética é uma iniciativa da ANEEL, coordenada pelo Instituto Abradee, com a RGE uma empresa do Grupo CPFL Energia, como proponente em 2025. A realização conta com 48 distribuidoras de energia de todo o país, executada pelo Instituto Crescer, unindo forças para construir uma cultura energética mais consciente e alinhada ao Plano Nacional de Eficiência Energética.