Notícias ONEE

Live de lançamento da ONEE 2022

Nesta segunda-feira (15/08) aconteceu uma live para comemorar a abertura da 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE 2022), com participação especial da professora Andrea Rebouças. Durante a transmissão a docente explicou como se inscrever, quais os objetivos, a quem se destina a olimpíada e muito mais! Nesta edição, a disputa apresenta várias novidades, como o crescimento na quantidade de estados que poderão participar.

 

A ONEE 2022 é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conta com a coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (IAbradee) e com a realização de concessionárias de energia que operam em 22 estados e no Distrito Federal: CELESC Distribuição, CEMIG Distribuição, COPEL Distribuição, Grupo CPFL, Grupo EDP, Grupo ENEL, rupo ENERGISA, Grupo EQUATORIAL, Grupo NEOENERGIA e LIGHT.

 

A olimpíada visa compartilhar informações do uso correto de energia elétrica e formar uma geração de consumidores conscientes que compreendam suas responsabilidades com a sustentabilidade. Segundo a professora Andrea, a produção de energia elétrica gera muitos impactos, pois, é preciso usar recursos naturais como, por exemplo, água, gás natural, etc. Logo, para preservá-los é fundamental aprender sobre economia e uso racional de energia.

 

Com o sucesso que foi a edição de 2021 com mais de 40 mil inscritos, estima-se que, em 2022, a ONEE tenha um crescimento exponencial, isso porque, aumentou de 4 para 23 os estados que poderão participar da disputa. Alcançando ao menos 500 municípios de estados como Alagoas, Amapá, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Piauí, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Amapá, Pará, Amapá e Rondônia, além do Distrito Federal.

 

Cronograma da ONEE

 

Destinado a estudantes e professores, a ONEE oferta cursos de formação virando estimular o conhecimento acerca do consumo consciente de energia elétrica. Serão dois cursos, um voltado para discentes que irá abordar as seguintes temáticas: introdução à energia e suas transformações; fontes e matrizes energéticas; produção/geração de energia e consumo consciente; e ações de eficiência energética e combate ao desperdício.

 

Já o segundo treinamento é direcionado para professores que será realizado entre 10/08 à 23/10. As inscrições para o curso são 100%, gratuitas e começaram em 01/08 e vão até o dia 21/10, o treinamento oferece certificado de 40 horas. A docente chamou a atenção para realizar o cadastro para a ONEE 2022 com antecedência, pois, ao fazerem isso os participantes poderão fazer o curso de formação e obter mais conhecimentos para aplicar na prova.

 

Na transmissão, a docente fez um passo a passo de como fazer a inscrição, primeiro é necessário ir até à página inicial do site da ONEE e clicar no botão de inscreva-se. Em seguida, o usuário será direcionado a outra página, se ele já possuir cadastro, basta preencher todos os dados informados na edição anterior da competição e caso tenha esquecido a senha é possível recuperá-la.

 

Se o indivíduo nunca tiver participado da olimpíada, será preciso criar uma conta e, em seguida, adicionar todas as informações solicitadas. Todas as categorias sinalizadas com um asterisco ao lado são obrigatórias. Participar de olimpíadas do conhecimento como a ONEE é uma excelente oportunidade para adquirir novos conhecimentos.

 

Além dos livros, na hora dos estudos, o computador é uma ferramenta essencial, porque é através dele que o estudante pode acessar e-books, vídeo aulas, etc. E a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética oferece 200 notebooks, sendo 176 destinados a discentes e 34 a docentes premiados na disputa. Os vencedores da disputa também serão premiados com bolsas de estudo e medalhas.

 

Podem participar da disputa, estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de todas as regiões do país, além de professores. Inscreva-se na ONEE 2022: ONEE.ORG.BR