Temáticas | Programa (conteúdos) | Programa (conteúdos) Compreensão e aplicação de conceitos e procedimentos em situações cotidianas e em contextos sociais. | Programa (conteúdos) Compreensão e aplicação de conceitos e procedimentos em situações cotidianas e em contextos sociais. |
---|---|---|---|
Consumo Consciente e Eficiência Energética nas diversas classes de consumo
| -Definição de eficiência energética -A importância da eficiência energética. -Uso eficiente da energia; -Eficiência energética no setor residencial - Ações para redução do consumo de energia | [1] avaliar o impacto do comportamento e hábito dos consumidores no consumo de energia elétrica; [2] aplicar as práticas que contribuem para o uso racional da energia e, consequentemente, para a preservação dos recursos energéticos; [3] identificar os mecanismos que favorecem a eficiência energética nas diversas classes de consumo. [4] avaliar o potencial que uma unidade consumidora residencial tem para a implementação de ações de eficiência energética.
| [5] propor ações individuais e coletivas sustentáveis, inclusive da perspectiva da gestão, que considerem o uso de aparelhos mais eficientes e promovam mudanças de hábitos com foco no consumo racional da energia elétrica e nas medidas de eficiência energética. [6] descrever e discutir atitudes que contribuem para Consumo Consciente. [7] associar os diferentes fatores que contribuem para o consumo consciente de energia para embasar tomada de decisões; [8] usar raciocínio crítico e moral, contraposições e evidências, diante de diferentes perspectivas para a solução de um problema envolvendo o uso eficiente de energia. |
Cálculo do consumo de aparelhos elétricos | - O conceito de potência elétrica - O conceito de energia elétrica - Cálculo da energia elétrica consumida - Economia de energia devido à troca de equipamentos | [9] calcular o consumo de energia dos aparelhos elétricos relacionando potência e tempo médio de uso; [10] identificar as grandezas físicas tempo de funcionamento e potência do aparelho como fatores que impactam diretamente no valor final da conta de energia elétrica; [11] identificar a atratividade financeira ao se fazer um procedimento de troca de equipamentos elétricos ineficientes por aparelhos que consomem menos energia (retrofit); | [12] analisar a viabilidade econômica em realizar a troca de aparelhos (retrofit). [13] avaliar o impacto do uso de diferentes equipamentos no consumo de energia mensal e no valor da fatura de energia elétrica;
|
Certificação de Eficiência Energética: Selo PROCEL e ENCES | - O selo procel - O programa brasileiro de etiquetagem - Classificação energética dos aparelhos;
| [14] avaliar as informações existentes nas etiquetas de indicação de eficiência energética dos aparelhos elétricos.
| [15] usar as informações presentes nos selo/ENCEs para nortear a escolha/aquisição de aparelhos mais eficientes energeticamente; [16] discutir as características dos aparelhos que apresentam maior consumo de energia e apontar soluções para o uso racional;
|
Arquitetura bioclimática e Eficiência Energética | -Inserção dos conceitos de eficiência energética no projeto de arquitetura sustentável; - Estratégias bioclimáticas; -Aproveitamento sustentável de recursos naturais; | [17] identificar como o aproveitamento dos recursos naturais pode influenciar nas características construtivas das edificações favorecendo um ambiente energeticamente mais eficiente. [18] analisar como fatores bioclimáticos locais podem interferir na construção de edificações com vistas a um melhor aproveitamento energético. | [19] aplicar estratégias e soluções que podem ser adotadas como alternativas para alcançar maior eficiência energética nas edificações; |
Leitura da Fatura de Energia | -Composição da fatura de energia; - Diagnóstico do consumo de energia a partir da leitura da fatura; | [20] utilizar as informações disponíveis na conta de energia para estimar o consumo de energia elétrica. [21] analisar como as medidas de eficiência energética adotadas pelo consumidor podem impactar no valor da conta mensal de energia. | [22] colaborar com outros usuários na interpretação e análise da conta de energia elétrica; [23] avaliar as informações disponíveis na conta de energia elétrica e associá-las aos hábitos de consumo; |
A Eficiência Energética e a Preservação do Meio Ambiente | -Relação entre energia e qualidade de vida; - Contribuição da eficiência energética para o desenvolvimento sustentável - Eficiência energética e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas | [24] identificar os benefícios econômicos, sociais e ambientais da eficiência energética; [25] discutir a eficiência energética à luz dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU; | [26] avaliar a prática da eficiência energética como uma alternativa para suprir necessidade de consumo preservando os recursos naturais. [27] articular propostas que fomentem práticas socioambientais e de consumo sustentáveis de energia, no ambiente doméstico e da comunidade. |
Eficiência Energética: um compromisso nacional |
- Bandeiras tarifárias de energia: causas e consequências; | [28] identificar como as ações de eficiência energética podem impactar a matriz elétrica. [29] identificar as razões que levaram à implementação do sistema de bandeiras tarifárias de energia elétrica. [30] identificar a importância de políticas públicas que promovem a eficiência energética em edificações/espaços públicos. | [31] apresentar argumentações fundamentadas em evidências, em situações envolvendo eficiência energética, que requerem avaliações, julgamento e tomada de decisão. |
Eficiência energética: da geração à distribuição de energia
| - Matriz elétrica brasileira. - Diversificação das fontes de energia: renováveis e não renováveis; - Impacto da eficiência energética na matriz energética - Geração distribuída; - Distribuição de energia elétrica
| [32] caracterizar a geração distribuída, a partir da energia solar, como uma alternativa para a redução do custo da energia elétrica para o consumidor final. [33] identificar as diferentes fontes e tipos de energia presentes nas matrizes elétrica; [34] identificar as causas que levam a perda da eficiência energética na transmissão de energia elétrica; [35] explicar como geração distribuída, sobretudo a solar fotovoltaica, pode contribuir para o adiamento da construção de novas hidrelétricas/termelétricas; | [36] discutir como a energia elétrica chega e é usada na residência, na escola e na cidade.
|
Segurança no uso da energia elétrica
| - Choque elétrico - Cuidados com a tensão e a corrente -Corrente de fuga - Disjuntor e quadro de distribuição
| [37] identificar as causas do choque elétrico e os principais cuidados para evitá-lo. [38] identificar os efeitos das correntes de fuga. [39] identificar Os cuidados com a tensão elétrica e a corrente elétrica para não danificar aparelhos e rede [40] Identificar o papel dos disjuntores. | [41]Avaliar o uso de adaptadores Benjamin, isoladamente ou agrupados. [42] Avaliar importância identificação a da dos disjuntores no quadro de distribuição. [43] Avaliar a necessidade do fio terra em uma residência.
|
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 9h às 16h
Email: contato@olimpiadas.app
Telefone: 0800 606 9130
WhatsApp: (11) 97747-8888